Por Redação | Na Categoria , |


"Ou você você morre para se tornar um herói, ou você vive o bastante para se tornar uma lenda", começo com esta frase marcante para falar de um herói, uma lenda, talvez o maior que o Brasil já teve em muito tempo. Poucos documentários (talvez nem um) me fizeram ficar emocionado ao assisti-los, nem mesmo This is It, de Michael Jackson, a quem sou fã. O Brasil e o Mundo perdeu uma grande pessoa, pessoa esta que deixou uma bela passagem pelo nosso país e em sua morte, fez milhões pararem e com suas lágrimas, enterrá-lo com dignidade.

Um homem a quem eu infelizmente não pude conhecer e nem ver sua trajetória, mas ouvi bastante (de uma família fanática por ele) para saber que como ele, não haverá ninguém. Emoção, tensão e felicidade, são sintomas constantes no decorrer do documentário. Você já sabe o fim, você já sabe o que aconteceu, mas ver aquilo tudo acontecendo novamente, após uma hora atrás você ver um homem vencedor, morrer, é muito triste.

Fico pensando, como um fã (pois para ver um filme de Ayrton Senna, não consigo ver como um crítico, mas como um fã), o real motivo de Senna não ser indicado ao Oscar, sem obter respostas concretas e que me levem a algum lugar, prefiro imaginar somente, que dentre os pré-selecionados, haviam documentários melhores, para não tornar este Oscar uma decepção maior para mim, do que já é.

A morte para nós é a única certeza da vida, mas é a certeza também, de que não sabemos o momento do fim, até este chegar. Assim aconteceu com Ayrton, os últimos minutos do documentário foram claros de que Ayrton simplesmente não queria correr, estava tenso, mas a paixão pelas corridas, a paixão pela sua profissão e a paixão pelo povo brasileiro, o fez seguir em frente.

Se hoje em dia, na nossa geração, as pessoas tem Neymar, Ganço, Messi, ou qualquer outro ídolo do esporte que fazem as pessoas os idolatrarem, podem ter certeza de uma única coisa, estas mesmas pessoas NÃO tiveram a oportunidade de viver na era Senna. Aconselho a todos, sem exceção, que vejam o documentário Senna, pois podem ter certeza, vocês vão se emocionar.
Matéria de: João Victor